15/09/2008

João Pessoa inicia segunda-feira sistema de integração plena do transporte coletivo

A partir da segunda-feira (15), João Pessoa entra numa nova era no setor de transporte coletivo com a integração plena do sistema. Os quatro últimos corredores – Avenida 2 de Fevereiro, Avenida Pedro II, Avenida Tancredo Neves e o Acesso Oeste – passam a fazer parte da integração temporal. Com isso, a Prefeitura conclui mais uma etapa importante na melhoria de transporte de passageiros na capital, que começou com a implantação do Terminal de Integração, no Varadouro, e com a bilhetagem eletrônica. Com o sistema, o usuário de ônibus conta com serviço mais eficiente, cômodo e seguro.

 

A integração temporal é uma ampliação do Terminal de Integração e uma opção a mais para o usuário. Agora, a transferência de uma linha para outra pode ser feita em qualquer parada de ônibus da cidade onde as linhas se cruzam, dentro de um intervalo de tempo, sem precisar pagar outra passagem nem ir ao Terminal de Integração. Para ter acesso a esse sistema, o usuário precisa usar o cartão da bilhetagem eletrônica, que já existe nas formas vale-transporte, estudantil e cidadão.

 

O Terminal de Integração continuará com a mesma estrutura, pois o usuário que não utilizar o cartão da bilhetagem eletrônica continuará fazendo a integração entre linhas no terminal.

 

De acordo com o superintendente de transporte e trânsito, Deusdete Queiroga, a integração plena do transporte coletivo permitirá a reestruturação do atual sistema, concebido há mais de 20 anos e que não atende mais às necessidades de deslocamento da população. “Com a reestruturação será possível mais eficiência na execução dos serviços prestados ao usuário”, afirma.

 

O diretor de transporte, Adalberto Araújo, que coordenou juntamente com o professor Nilton Pereira, especialista em trânsito e transporte, da Secretaria de Planejamento (Seplan), a implantação da integração temporal, explicou que com essa reestruturação haverá um redimensionamento das linhas e uma readequação da frota e das viagens de acordo com os deslocamentos dos usuários identificados na pesquisa de origem-destino, realizada antes da implantação da integração temporal.

 

A previsão do diretor Adalberto Araújo é de que a partir desta segunda-feira sejam realizadas em média 15 mil integrações /dia. Atualmente, a frota de ônibus na capital é de cerca 500 veículos, que transportam oito milhões de passageiros/mês.

 

Tempo de viagem - O tempo para integração temporal é o que o ônibus gasta do ponto de embarque do usuário até o Terminal de Integração (tempo variável) e mais 30 minutos fixos. Um usuário que mora em Mandacaru e estuda na UFPB gastava em média 33 minutos do ponto onde embarcava para chegar o Terminal de Integração e fazer a transferência para outro ônibus. Agora, esse usuário poderá pegar o transporte em Mandacaru, descer na Avenida Epitácio Pessoa e pegar outro ônibus com destino à universidade. Ele terá o tempo que tinha antes para ir ao Terminal de Integração, ou seja, 33 minutos mais 30 minutos fixos, totalizando 63 minutos (1h03) para realizar a integração.

 

No entanto, o usuário deve ficar atento para não pegar ônibus da mesma linha ou de qualquer linha que passe ou vá para o terminal de bairro da primeira linha e pelo mesmo corredor. Se o passageiro fizer esse tipo de transferência será cobrada a segunda passagem ao passar o cartão no segundo ônibus. As linhas circulares, pela sua ampla área de cobertura, não estão integradas entre si. Porém, estes circulares estão integrados com todas as demais linhas do sistema.

 

Monitoramento – As melhorias no sistema de transporte que a Prefeitura vem realizando não param com a integração temporal. Para acompanhar de perto o funcionamento das linhas, a fiscalização e o monitoramento não foram esquecidos. A tecnologia de rastreamento por satélite (GPS) será empregada na frota da capital. Com isso, a STTrans vai ter um controle detalhado dos itinerários das rotas, detectando as linhas de maior movimento, o tempo dos trajetos e eventuais ocorrências que possam surgir na viagem.

Fonte: Paraíba em Notícia

Facebook


UNIPÊ - BR 230 - Km 22, Água Fria - CEP 58053-000 - João Pessoa - Paraíba - Brasil . Fone: 83 21069200
Portal Unipê Ver. 2.0 . Copyright © Todos os direitos reservados . Design e Projeto - Ascom Unipê